terça-feira, 14 de abril de 2009

Trufas


As trufas são uma receita habitual nos blogs e sites de culinária, no entanto estas trufas são uma receita que encontrei faz algum tempo numa revista francesa de que não me recordo o nome e que apontei num bloquinho que me acompanha sempre, para o caso de surgir algo que valha a pena registar. Tenho por isso dezenas de receitas apontadas e muitas delas ainda por experimentar.
Gosto particularmente desta receita de trufas porque ficam aveludadas, macias mas sem se derreterem e perderem a forma. Além disso são de confecção muito simples.
Ingredientes:
200 gr de chocolate para uso culinário em tablete
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar em pó
1 ovo
raspa de laranja
cacau em pó

Preparação:

Derreta o chocolate, partido aos pedaços, em banho-maria com a manteiga. (Eu derreto no microondas cerca de 2 minutos). Adicione então o açúcar em pó e mexa bem, de seguida o ovo e a raspa de laranja.
Mexer novamente e levar ao frigorifico até solidificar. Com uma colher de sobremesa retirar pequenos pedaços e fazer bolas com as palmas das mãos untadas num pouco de óleo. Passar por cacau em pó e levar novamente ao frigorifico.
( Se não tiver açúcar em pó pode triturar açúcar normal na 1-2-3 que também serve muito bem).


9 comentários:

Talita disse...

Hummm, que trufinhas apetitosas! Amo trufas, são tão gostosas de dar duas mordidas e partir pra outra (ou outras) rs

ameixa seca disse...

Belas trufas, eu ainda nao me atrevi a fazer cá em casa :)

* Jo * disse...

eu simplesmente adoro trufas... principalmente de são feitas com chocolate meio-amargo e com um toquinho de rum!

as suas... estão de babar!
beijinhos!

Glau disse...

eu simplesmente adoro trufas.. de manhã, a tarde, a noite são bem vindas a qualquer hora!

bjos, glau

Mónica Teodoro disse...

Huuuummmm que delicia, é de chocolate é bom.Beijinhos.

receitasdapiteca disse...

Que bom...tudo o que inclua chocolate é sempre bem vindo! Eh Eh Eh!
Bjcas.

Ana Powell disse...

Isto é uma daquelas coisas que nunca fiz, mas adoro comer.
Excelente receita x

Vivian disse...

suas trufas estao perfeitas. Eu nuca me aventurei em faze-las. Me limito a comprar prontas.
Obrigada pela visitinha

bjks

Bella disse...

Essas trufas ficaram lindas!!!

Bjs