sábado, 3 de maio de 2008

LULAS RECHEADAS NO FORNO




Gosto muito de fazer as lulas recheadas e cozinhadas deste modo, ou seja assadas no forno. No entanto recomendo vivamente que só se confeccione este prato se as lulas forem grandes ou então pode-se também utilizar potas grandes, que até são mais faceis de encontrar à venda.

Ingredientes:
4 lulas grandes
100 gr de bacon
10 rodelas de chouriço cortadas aos cubos
1 cebola média e uma cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de salsa picada
4 colheres de sopa de tomate concentrado
1 caldo de carne
1 copo de vinho
1 copo de ervilhas
1 cenoura aos cubos
1 copo e meio de arroz agulha
3 tiras de pimentos aos cubos
batatas q.b.
1 colher de sopa de pimentão doce
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
  • Preparação:
Limpam-se muito bem as lulas, cortam-se os tentáculos aos bocadinhos e reservam-se. Num tacho refoga-se a cebola média e o alho em azeite até alourar. Juntam-se o bacon e o chouriço, aloura mais um pouco e depois o pimento, a calda de tomate, a salsa e o louro e meio copo de vinho. Quando começar a fervilhar adicionam-se os tentáculos, as ervilhas, a cenoura e dois copos de água. Deixa-se cozinhar até os tentáculos estarem quase cozidos e adiciona-se mais 2 copos de água. Quando começar a ferver junta-se o arroz e o caldo de carne.

Quando o arroz estiver quase cozido desliga-se. (O arroz não deve ficar muito caldoso para se poderem rechear bem as lulas). Então com uma colher enchem-se as lulas com o arroz e fecham-se com um palito de madeira.

Preenche-se um tabuleiro de ir ao forno com a cebola grande ás rodelas em cima das quais se acomodam as lulas. Espalham-se as batatas cortadas aos cubos em redor das lulas. Rega-se tudo com a seguinte mistura: meio copo de vinho, azeite, pimentão doce, 2 colheres de tomate em calda, meio copo de água.Vai ao forno até as batatas ficarem assadas. Convém ir regando o assado com o molho do mesmo e também ir virando as lulas.


(A água que indico pode ser alterada consoante aquilo que vai sendo necessário).

3 comentários:

ameixa seca disse...

Olá!
Eu sou mais de lulas recheadas mas estufadas com um molho maravilhoso. Nunca provei assada mas tem muito bom aspecto.
Bom Domingo!

mesa para 4 disse...

Eu adoro lulas recheadas e no forno parece-me muito bem....que grande lula hehehe

beijinho

BetiCris disse...

Adoro lulas recheadas mas só ganhei coragem para fazer uma vez porque a primeira experiência que tive foi em lulas bem pequenas. Que trabalhão!!! Tenho que fazer como tu, rechear lulas bem grandes. A tua está divinal!

Beijinhos

P.S Gostei de visitar a tua cozinha