sexta-feira, 10 de abril de 2009

Rebuçados de Ovo e Amêndoa

A Páscoa já lá vai (estou a postar isto dia 13 mas no blog está dia 9, não percebo porquê) e com ela o fim de umas mini-férias que souberam a pouco. No entanto ficaram umas quantas receitas que nos próximos dias vou aqui apresentar e que contribuiram para umas caloriasitas a mais. Mas quem consegue resistir a estas iguarias Pascais, aos folares, aos ovos de chocolate e familia, às amêndoas caramelizadas(as minha favoritas), ao arroz doce, ao borrego no forno, etc...,etc...,etc...?
Assim para começar trago então uns rebuçados de ovo que também levam amêndoa à boa maneira da doçaria tradicional portuguesa.


Ingredientes:
125 gr de açúcar
150 gr de amêndoa ralada
8 gemas
1 pitada de canela
Calda:
350 gr de açúcar
1 dl de água


Preparação:
Mistura-se o açúcar com as gemas e a amêndoa num tacho e leve a lume médio, mexendo sempre com uma vara de arames até a massa se despegar do fundo. Transfere-se a massa para uma superfície plana e polvilhada de açúcar em pó e deixa-se arrefecer. Em seguida fazem-se pequenas bolas e reserva-se. Para fazer melhor as bolas eu polvilho as mãos com açucar em pó.
Para a calda coloca-se o açúcar ao lume com a água até obter o ponto de caramelo muito claro. Com o auxilio de um garfo mergulham-se as bolas no caramelo e vão-se colocando em cima de uma superfície plana untada de óleo (tabuleiro, papel vegetal, prato de vidro). Deixe o caramelo secar e diponha em formas de papel frisado.


5 comentários:

Ola sou a Anita disse...

OI AMIGA QUE DELICIOSO ESTES REBUÇADOS, OLHA UMA BOA SEMANA.
BEIJINHOS
ANITA

Mónica disse...

A nossa doçaria é realmente fabulosa!
Gosto imenso de doces como este que fizeste e ficam tão bonitos! Uma tentação.
Bjs

Joana G. disse...

a Páscoa é uma época de doçuras e essa receitinha parece bem gostosa!
estive fora e não pude te desejar boas festas a tempo, mas espero que tenha passado muito bem!

=)

beijinhos!

Donna Dani disse...

Vim te dar um oi e dei de cara com essa delícia de receita hein!
bjks

receitasdapiteca disse...

Parecem uma delícia esses rebuçados!
Bjcas.