quinta-feira, 10 de julho de 2008

ALETRIA ENFORMADA


A Aletria é um doce tradicional muito caracteristico das zonas rurais do nosso país. Habitualmente confecciona-se em dias festivos como baptizados ou casamentos e também na Páscoa e no Natal.

Esta receita é tipica da Beira Alta, região onde nasceu o meu marido. É uma aletria mais compacta, pelo que se come, normalmente, às fatias.

Ingredientes:
300gr de aletria
1 casca de limão
1 litro de água
1 litro de leite
250 gr de açúcar
canela em pó q.b.
6 gemas
  • Preparação:
Coloque a aletria e a casca de limão na água a ferver. Adicione o leite quente e deixe cozinhar. Quando a massa estiver praticamente cozida junta-se o açúcar e ferve mais um pouco, até ficar com um aspecto cremoso. Retire do lume e deixe arrefecer durante algum tempo até ficar morno. Misture então as gemas previamente mexidas. Leve novamente ao lume para cozer as gemas, mas sem deixar ferver. Coloque numa forma ou outro recipiente e espere que arrefeça. Depois de frio e solidificado pode-se então desenformar e polvilhar com canela em pó.

9 comentários:

ameixa seca disse...

Em minha casa só nos sabe bem a aletria no Natal e Ano Novo. E é sempre, mas sempre comida às fatias... durinha e com muita canela ;) Eu sem aletria não tenho Natal...

Nela disse...

Sabes Amélia, a aletria adoro faço muito assim como o arroz doce, a minha filha está sempre a pedir para eu fazer, embora saiba também, mas diz que a minha fica melhor,e faço em qualquer altura do ano, quando gosto faço o que quer que seja.Até em casa de família a faço porque me pedem.E claro no Natal, ou faço aletria ou arroz doce, tem que ser.Beijitos.

Marizé disse...

Não conhecia esta aletria, fica muito original assim servida em fatias.

Bj

Anónimo disse...

Agora fiquei completamente de boca aberta!
Que bom aspecto...nunca tinha visto aletria assim.

Isabel Salvador disse...

aletria tão bom,também fiz uma receitinha de aletria enformada mas foi mais á maluquiçe com pudim dos velhotes....ficou linda a tuaaaaaaaaa

Emília disse...

Nunca comi aletria doce! Uma vez minha mãe viu uma receita salgada com aletria (lá é cabelo de anjo), e fez, ficou muito bom! Essa aletria enformada ficou muito bonita! Beijinhos

claudia disse...

NO natal passado fiz exactamente esta aletria que ficou com esta consistência, tipo pudim.Tava muito saborosa mas houve quem me dissesse que isto não era aletria..que aletria ficava mesmo como esparguete cozido...houve quem gostava muito e quem não gostasse da textura...mas eu achei deliciosa!

Cininha disse...

Olá
Vim agradecer a sua visitinha lá no meu bloguinho e encontrei esta aletria!!!na minha zona é mais arroz doce, mas na do meu marido também é assim aletria ás fatias ou aos cubos como faz a minha sogra.Ele adora e anda sempre a pedir, mas eu quando faço fica cremosa, está é uma boa receita para experimentar.
Vou adicionar o seu blog lá nos meus favoritos, porque gostei do que vi por aqui.
Bjs :-)

Anónimo disse...

O QUE É ALETRIA?