A lasagna é sem dúvida um manjar delicioso. Apesar de ser considerado um prato tipicamente italiano, a sua origem é o lesanon grego, um prato semelhante à actual lasagna.
Mais tarde os romanos utilizaram o termo para definir "pote de cozinhar" e com o passar do tempo passou a ser um prato tipico italiano à base de placas de massa intercaladas com carne picada, molho de tomate, molho bechamel e queijo ralado. Actualmente são muitas as variações de lasagna por exemplo com marisco, legumes, peixe ou frutos do mar , não deixando nunca de ser uma feliz combinação de sabores.Esta receita é um pouco diferente das que habitualmente faço porque leva também courgette e cogumelos.
- Preparação:
Molho de carne: Refogar a cebola com azeite e alho. Quando alourar, juntar a carne e deixar refogar mais um pouco. Adicionar o vinho e a calda de tomate. Cozinha-se um pouco e depois acrescenta-se a courgette e os cogumelos. Quando estiver cozinhado juntam-se oregãos a gosto, sal e pimenta q.b.
Lasagna: Mistura-se o molho bechamel com as natas, um pouco de sal e pimenta. No fundo de um recipiente deita-se o molho bechamel, depois três placas de lasagna, de seguida o molho de carne e polvilha-se com queijo ralado e assim sucessivamente até terminar com molho bechamel. Polvilha-se com queijo ralado e oregãos e vai ao forno até alourar.
4 comentários:
Eu adoro lasagna,e minha filha nem se fala,já meu marido não aprecia tanto,e é feita cá em casa por a minha filha também.É um prato muito bom e é leve,e essa está com bom aspecto.bjitos
Fizeste a courgette com casca ou descascada? Lasanha é tão bom. Não sabia que a origem é grega ;)
Olá,
Gosto muito de cozinhar, portanto gostei muito do teu blog!
Faço muito, lasanha, os miudos deliram. É semelhante, mas coloco as natas junto com o recheio da carne e com a courgette (com casca).
Porém há uns tempos decidi experimentar placas de massa fresca para lasanha e acho que fica muito saborosa (além de cozer mais rápido), embora sejam de validade muito mais curta!
Parabéns pelo blog!
O anonimato foi sem querer,
Enviar um comentário