sexta-feira, 29 de setembro de 2017

"Las perlas" de Vigo

Vigo é a maior cidade galega e também a porta de entrada das Rías Baixas, onde se situam as mais belas praias da região. Embora o seu porto (o principal do país em atividade pesqueira) exista desde o século xv, a cidade como a conhecemos hoje só se desenvolveu desde há 100 anos para cá.


 As ruas são muito movimentadas, mas lá do alto, dos parques do Castro e da Guia, é possível apreciar com tranquilidade as melhores vistas da cidade sobre a ria.


Vigo possui  uma forte tradição gastronómica ligada ao mar em virtude da sua situação geográfica e da principal actividade sempre ter sido a  pesca.
Uma das referências de Vigo é o “Mercado de Piedra”, no “casco viejo”, um lugar onde outrora se comercializavam  produtos de contrabando vindo de outras paragens como a penicilina ou álcool.
O mercado de Piedra é um mercado na rua onde as ostreiras vendem diariamente  ostras muito frescas provenientes da Ria.




Costumam-se comer cruas mas para os que não estão habituados a comer estes bivalves, existe a possibilidade de as comerem grelhadas acompanhandas de um bom vinho “albariño”.
 

Nas ruas que ladeiam o mercado de pedra existem muitos restaurante e tascas onde se pode  provar bom marisco e o famoso polvo à galega servido num circulo de madeira.

Não sendo uma cidade monumental Vigo atrai pela luz, pela paisagem, pelo mar, pela simplicidade que a caracteriza. Vale a pena uma visita!

Sem comentários: