quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Chips de batata doce com pimenta e tomilho




São inúmeras as qualidades da batata doce. Dizem os entendidos que ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicémico, emagrece porque diminui o apetite, fortalece o sistema imunológico porque tem boa quantidade de vitamina A, melhora o funcionamento do intestino porque é bastante rica em fibras etc...etc...            
Para além de todos estes benefícios  pode também tornar-se um fantástico petisco se consumida por exemplo em forma de finas fatias comummente chamadas de chips.Esta receita tão simples, não é na verdade das mais saudáveis porque são chips de batata doce fritas. Mas de vez em quando comer um  snacksito  destes não é nenhum pecado capital. Por isso experimentem, provem e comprovem o quão saborosa é esta finger food....(Nahhh, acho que  prefiro petisco, mesmo!!! )



O que leva:
  • batata doce;
  • óleo
  • tomilho
  • pimenta
  • sal a gosto
Como se faz:

Lava-se muito bem a batata doce e descasca-se. Também pode utilizá-la com casca.Depois  cortam-se as batatas em fatias finas usando uma  mandolina.
Colocam-se as fatias sobre papel absorvente e cobrem-se com outra folha de papel para secar bem.
Aquece-se  o óleo, de preferência  numa frigideira larga e alta.
Quando o óleo estiver quente (não muito quente)  colocam-se algumas fatias de batata até dourarem.
Depois é só escorrer e colocar sobre uma camada fofa de papel absorvente. Quanto mais sequinhas as batatas estiverem, mais crocantes elas ficam e permanecem. 
De seguida polvilha-se a gosto com sal, pimenta e tomilho.

Sem comentários: