Um dia destes ouvi esta expressão "A simplicidade das coisas simples". Pareceu-me redundante na altura, mas interiorizei-a e surge-me com frequência quando me deparo com certas situações que pela sua simplicidade acabam por ser surpreendentes.
Tal aconteceu exactamente com esta receita que retirei do livro "Cozinha para quem não tem tempo " da Mafalda Pinto Leite. São umas bolachas de manteiga aromatizadas com limão, muito simples de confeccionar, com poucos ingredientes mas cujo resultado são umas bolachinhas estaladiças, deliciosas. Que me perdoe a industria alimentar, mas jamais conseguiremos encontrar na prateleira de uma loja um pacote com umas bolachas assim, com este sabor autêntico. Por isso a família adorou e desapareceram num ápice com pedidos constantes para que se façam mais.
Ingredientes:
175 gr de farinha sem fermento
raspa de 1 limão
110 gr de manteiga à temperatura ambiente (usei mesmo manteiga)
50 gr de açúcar
Preparação:
Aqueça previamente o forno a 180º. Coloque a farinha e raspa de limão numa tigela grande, adicione a manteiga aos pedaços e esfarele com os dedos. Junte o açúcar e amasse delicadamente com as mãos para formar uma bola de massa compacta. Não adicione água, mesmo que pense que é preciso. Estique a massa cuidadosamente( eu estendi sobre uma superfície enfarinhada com o rolo também enfarinhado) até obter uma espessura de 1/2 cm. Corte bolachas com cortador de bolachas ou com um copo e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno cerca de 10 minutos, até começarem a dourar. Deixe arrefecer e retire.
7 comentários:
Hmmm que gulosas devem ser.
Vou copiar a receita para as minhas ofertas de Natal.
Bjs
Ola!! Vim conhecer o blog e os dois primeiros posts que vejo sao bolachas q um bolo, td com um ar...!!
Estas vou copiar, faço muitos biscoitos e bolachas para petiscar no trabalho!!
beijinhos
Pelos teus elogios as bolachas, pelo aspecto e pelos ingredientes vou levar a receita comigo para testar...as tantas ainda vão fazer partes dos cabazes de Natal que vou fazer. bjs
Nada iguala uma bolacha caseira :)
Muito obrigada Amélia, foi muito útil o seu conselho :)
Também gosto muito do seu blogue, continue :D
Tenha um bom dia*
realmenet tens toda a razao as bolachas de compra nada tem a vr com as qu podemos fazer em casa
sao mil vezes melhor
estao lindas
beijinhos
Bom dia!
Fiz e adorei,
Estão no EternosPrazeres, obrigada pela receita tão gostosa!
Abraço,
Rê
Enviar um comentário