Presume-se que o “queque” português tem origem nos cupcakes ingleses. Estes últimos datam do inicio do século XIX quando se utilizavam pequenas chávenas ou copos de porcelana ou de lata para os cozinhar. Eram vendidos nas ruas de Londres para acompanhar o famoso chá. Nessa altura Portugal tinha uma “sede” de tudo o que viesse do exterior, principalmente de França ou Inglaterra e na nossa gastronomia isso foi bem visível, sendo os queques mais uma dessas heranças. Curiosamente os célebres muffins americanos também têm origem nos cupcakes ingleses, mas originalmente mais simples na sua confecção e apresentação.
São muitas e variadas as receitas de queques, cupcakes ou muffins. E apesar de a minha favorita ser a do tradicional queque nacional, hoje apeteceu-me fazer estes queques muito simples que a minha filha adora e que apelida de “quequezinhos” de iogurte.
Ingredientes:
1 iogurte natural
250g de açúcar amarelo
1 dl de óleo
4 ovos
250g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 laranja
Preparação:
Bater o iogurte com o açúcar e o óleo durante algum tempo. Juntar os ovos um a um e bater suavemente entre cada adição. Por fim, envolver a farinha, o fermento e o sumo da laranja. Distribuir pelas forminhas e levar ao forno cerca de 15/20 minutos a 180ºC. Deixar arrefecer um pouco e desenformar.
5 comentários:
Gostei muito da introdução ao post.
Uma delicia de queques e as fotos estão bem bonitas ♥
Tudo que é bolinho feito com iogurte, é inteiramente do meu agrado :)
Gostei das fotos e da receita.
hum a tua filhota escolheu uma bela receita
estes queques esto um mimo
boa semana
beijinhos
Ai, isso parece ser delicioso, o bolinho partido está com um aspecto super apetecível (não fosse eu fã de bolos com iogurte, rsrs). Mas também fiquei curiosa, quanto à receita do queque nacional, rsrs.
Beijinho.
Enviar um comentário