sábado, 10 de outubro de 2009

Éclairs

“ Os homens que se emocionam com as paixões são capazes de ter mais doçura na vida.”  (Descartes)

 

DSC07448-tile

Durante o fim de semana prolongado tive vontade de fazer umas experiencias com massa choux ou massa de fartos, como também é conhecida. Com esta massa é possivel confeccionar vários doces como Profiterolles, Paris –Brest, Rins, Eclairs entre outros.

Decidi-me então pelos Eclairs com cobertura de chocolate e glace real. Para o recheio optei por creme de pasteleiro.

Ingredientes da massa choux:

2,5 dl de água

75 gr. de manteiga ou margarina

3 ovos

180 gr. de farinha

uma pitada de sal

1 casca de limão

Preparação da massa choux:

Deite a água num tacho e junte a manteiga, uma pitada de sal e a casca de limão.
Leve ao lume e quando ferver, retire do calor e junte a farinha de uma só vez. Mexa de modo a obter uma bola que se despega do tacho. Deixe arrefecer durante 10 minutos.
Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. O ovo seguinte só deve ser adicionado depois do anterior estar completamente absorvido e a massa deve ficar brilhante e  leve. Unte o tabuleiro com manteiga.
Com a ajuda de um saco de pasteleiro com boquilha lisa faça tiras de massa com cerca de 12 cm de comprimento distanciadas porque crescem bastante.
Leve a cozer em forno moderadamente quente (200 °C) durante cerca de 20 minutos. Depois baixe um pouco a temperatura e deixe cozer mais 10 minutos até alourarem como mostra a foto seguinte. Deixe arrefecer.

DSC07407Creme de Pasteleiro:

Bata 4 ovos inteiros com 150 g de açúcar, 2 colheres de  sopa    de farinha e 2 colheres de sopa de manteiga previamente amolecida.
Quando a massa estiver bem fofa e homogénea dissolva-a com 5 dl de leite  fervido  com 1  vagem  de baunilha ou uma casca de limão.
Deite o preparado num tacho e leve a lume brando, mexendo sem parar. Deixe engrossar,  retire do lume e deixe arrefecer.

Entretanto abra uma pequena cavidade nos éclairs ou corte-os no sentido longitudinal e  com a ajuda de uma pequena colher ou com um saco de pasteleiro rechei-os.

Cobertura de chocolate:

Derreta no microondas durante 2 minutos,  meia tablete de chocolate  para culinária com duas colheres de margarina ou manteiga, 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de natas. Retire do microondas e mexa bem com um garfo até obter uma mistura homogénea. Deixe arrefecer um pouco e cubra os éclairs.

Cobertura Glace Real

Bata 1clara e vá acrescentando o açúcar aos poucos. Junte o sumo de limão e bata mais um pouco; o ponto é quando não cair da colher. Cubra então os éclairs.

DSC07423

9 comentários:

Bruna Ribeiro disse...

Clássicos e dão água na boca!!

Sushibaby disse...

Adooooroooooooo eclairs são uma tentação.
Beijinhos

Fátima disse...

Ai o creme pasteleiro que saudades...
Vou já tomar nota desta receita .
Beijinho e bom fim de semana

ameixa seca disse...

Minha querida, até saio daqui emocionada porque apaixonei-me pelos teus eclairs. Não consigo fazer essa massa no meu forno. Tentei fazer paris-brest uma vez e queimou tudo no fundo he he

seruga disse...

Têm optimo aspecto!!!
jinho

Sónia Meirinho disse...

ficaram tao lindos!! parabens!! beijinhos

Ana Powell disse...

Absolutamente maravilhosos e deliciosos.
Nunca me atrevi a fazer éclairs x

Anónimo disse...

Gosto imenso de eclaires. Para facilitar e variar os cremes, costumo comprar uns cremes da marca Decorfruta. São mesmo bons. Então o creme de canela é fabuloso.

Sara Marques disse...

No creme glace quanto coloca de açucar?