sábado, 14 de fevereiro de 2009

Torta à moda da minha Mãe


Hoje quero aqui apresentar mais uma receita que me legou a minha mãe. Há algum tempo que ela não está entre nós fisicamente mas os conhecimentos que me transmitiu, esses ficarão para sempre, pois tentarei transmiti-los também à minha filha e à minha sobrinha, as duas netas que nunca chegou a conhecer.
A minha mãe sempre fez questão de me chamar para a cozinha quando eu era ainda uma miúda e isso despoletou em mim este interesse inesgotável pela culinária e por tudo a ela associado. Agradeço-lhe eternamente essa predisposição que não se limitava a mim mas que era igualmente partilhada com os meus dois irmãos Hugo e Henrique que hoje têm respectivamente 31 e 37 anos. Também eles sabem confeccionar alguns pratos que eram habituais lá em casa, principalmente em ocasiões de festa, que é o caso do bolo de bolacha que o Hugo ainda hoje faz muito bem.
Esta e outras simples receitas que ela me ensinou são sempre muito apreciadas pela familia e amigos que na hora de saborear adicionam uma história, uma singela recordação que ajudam a manter viva a sua memória.

Ingredientes:
4 ovos
o peso dos ovos em açúcar
metade do peso dos ovos em farinha com fermento
meia chávena de chá de leite
metade de uma tablete de chocolate para culinária
metade de um pacote de natas (cerca de 1 dl)
2 colheres de açúcar
açúcar em pó q.b.




Preparação:

Separam-se as gemas e as claras. Numa tigela batem-se muito bem as gemas com o açúcar até obter uma gemada esbranquiçada. Junta-se aos poucos a farinha intercalada com o leite e volta-se a misturar bem. Em seguida levantam-se as claras em castelo bem firme e adicionam-se lentamente ao preparado anterior. Unta-se muito bem com manteiga um tabuleiro 24x30 cm, polvilha-se com farinha e leva-se ao forno a 180º cerca de 15minutos ou até apresentar-se dourado por cima. Retira-se e desenforma-se sobre uma tira de papel de aluminio. Deixa-se arrefecer um pouco. Entretanto faz-se o creme de chocolate derretendo em banho maria ou no microondas o chocolate aos pedaços misturado com as natas e o açúcar. Depois de o chocolate estar derretido mexe-se bem até obter um creme uniforme. Espalha-se sobre a torta e enrola-se com cuidado com a ajuda do papel de aluminio. Polvilha-se com açúcar em pó.

11 comentários:

Unknown disse...

Adoro esta torta!...

Nani disse...

Nossa que torta linda e se é recitinha de mãe o sabor se torna mais que especial.
As fotos estão convidativas!
Beijos

Ana Powell disse...

Uma excelente receita.
E é tão bom recordar.
Feliz fim de semana

ameixa seca disse...

A minha mãe chama-se Amélia mas nunca teve jeito para bolos e doces. Faz só 1 ou 2 pudins :) O meu irmão mais velho chama-se Hugo ;)
Essa torta está perfeitíssima!

Emília disse...

Oi Amélia, que bom lembrar de quem amamos assim, com uma receita doce em todos os sentidos!
Ficou linda!
Beijinhos

Isabel Salvador disse...

que linda torta minha querida amiga,jinhos grandessssssssssssssss

Talita disse...

Ficou linda! E esse recheio está tentador!

Manuela © disse...

Esta torta está PERFEITA, a sua mãe ia ficar orgulhosa se a visse! :)

Anónimo disse...

Que linda esta torta, deve ser uma delícia!
Tens um desafio lá no meu cantinho! :)
Bjcas.

Pitadasdilu disse...

Ficou linda, e sendo receita de mãe só pode ser maravilhosa.
Bjos, Lú.

Nela disse...

Olá amiga, que bela receita, e claro igual ás das nossas mães não há nenhuma, e até o sabor! como era tão diferente das que nós fazemos, embora as façamos bem, mas aquele sabor...ficou linda e muito bem feita, beijinhos.