terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bolo Conde de Alcáçovas

Este bolo é um doce tipico da doçaria tradicional portuguesa. É originário de Alcáçovas, uma encantadora vila Alentejana, que organiza anualmente uma mostra de Doçaria onde é possivel apreciar este e outros doces tradicionais portugueses. Esta receita foi-me resumidamente transmitida por uma pessoa que participava na feira e após alguma pesquisa penso que consegui confeccionar este surpreendente bolo. Tenho pena que as fotografias não tenham ficado melhor mas a azáfama de Natal não permitiu tal cuidado.
É um doce composto por um bolo pequeno que se coloca no centro de um prato e que depois se cobre com claras em castelo e que vai ao forno até alourar.Com o passar das horas as claras vão largando uma calda que ensopa o bolo tornando-o húmido.


Ingredientes
Bolo:
1oo gr de açúcar
200gr de doce de gila(mais ou menos um frasco de doce)
250 gr de amêndoa em pó
75 gr de farinha com fermento
3 ovos
4 gemas
Cobertura:
14 claras
10 colheres de sopa de açúcar


  • Preparação:


Para fazer o bolo batem-se bem os ovos com as gemas e o açúcar. Junta-se depois o doce de gila, a amêndoa em pó, a farinha e bate-se muito bem.Unta-se uma forma sem buraco, de 20 cm de diâmetro, com manteiga, forra-se o fundo com papel vegetal e volta-se a untar. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 min.
Deixa-se arrefecer e desenforma-se para um prato de barro ou outro que possa ir ao forno.
Entretanto batem-se as claras em castelo bem forte e junta-se aos poucos o açúcar. Cobre-se o bolo ás colheradas de claras dando o aspecto de pirâmide. Leva-se ao forno quente só para tostar um pouco. Deixa-se arrefecer e pode ser servido.

11 comentários:

ameixa seca disse...

Eu desconhecia mas tem um aspecto delicioso e adoro bolos com merengue de claras :)

Artes da Ló disse...

Meu Deus nossa amiga agora vc me matou rssssssssss!

Anónimo disse...

Maravilha!! AH AH AH...
Também quero!!! :P
Bjcas.

"Manjares da Manu" disse...

Muito interessante este bolo!!!

Bjs...

Anónimo disse...

Que interessante! As claras deixam o bolo úmido! Gostei! Não faço idéia do que vem a ser gila, se você puder me esclarecer agradeço.

♥ mesa para 4 disse...

Elá!!! Que delícia, adorei ...beijinho

Nela disse...

QUE BOM!adoro doçaria tradicional, não faço muito embora tenha atè um bom livro,de doçes tradicionais mas sim por falta de tempo, o teu ficou mágnifico AMÉLIA,iGUAIS VOTOS PARA TI E FAMÍLIA DE UM ANO NOVO COM PAZ, SAÚDE QUE É O PRINCIPAL, BOM FIM DE SEMANA BEIJINHOS.

Mari disse...

Oi Amélia, obrigada por visitar meu blog... =D
Vim retribuir a visita, e adorei tudo o que vi por aqui... este bolo está muito lindo, com um aspecto delicioso... vou linkar teu blog, e visitá-la sempre.
Bjo grande

Mari

Anónimo disse...

Esse bolo é uma maravilha!! Eu sou de Alcáçovas e já comi por várias vezes, ainda não me atrevi foi a fazê-lo. Quem não conhece, experimente que vale bem a pena. A mostra de doces também vale a pena visitar.
Parabéns pela divulgação
Beijinhos

Celeste

Unknown disse...

Lamento, mas a receita original não é assim. A gila é preparada da abóbora gila e leva miolo de amêndoa. A cobertura e a preparação do bolo não são assim.

Unknown disse...

Luís Filipe Maia. Comentou.