quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bolo Célia

A última vez que lanchei com a minha querida amiga  Célia,  improvisei um bolo. Tinham-me sobrado claras e decidi aproveitá-las na confecção do mesmo. Lembro-me da minha decepção ao verificar que não tinha ali um bolo de “encher o olho”. Mas entre lamentos e explicações lá acabei por servi-lo.

A Célia como bom garfo que era, elogiou sem fim, tão “desengraçada invenção”, afirmando mesmo  que era provavelmente o melhor dos bolos que  eu já lhe tinha dado a provar. Que queria a receita…insistiu por várias vezes que tinha que lhe dar aquela receita, porque também ela se tinha tornado uma aficionada de bolos, principalmente aqueles que fazia com enorme gosto e alegria para os aniversários da criançada, da família,dos amigos.

Planeei levar-lhe o bolo no aniversário assim como a receita  que  tinha decidido chamar de Bolo Célia. Um simples presente para uma  amiga que sabia apreciar mais que ninguém estes gestos, que os valorizava porque era sempre humilde nas suas atitudes, grandiosa no trato com o próximo, apaixonada pelas pequenas grandes coisas da vida.

Não tive tempo para lhe entregar a receita, para a convidar para outro lanche, para falarmos sobre as novidades a fazer nas próximas épocas festivas, para tantas outras coisas…

Contra à sua  vontade o corpo cedeu e ela partiu…

Mas a sua doçura para sempre pairará em todos aqueles que tal como eu,  tiveram o privilégio  de ter saboreado a sua amizade.

Que esta singela receita possa ser uma fatia dessa memória doce, que para sempre nos acompanhará…

DSC06291

Ingredientes:

Bolo:

  • 220 gr de açúcar
  • 150 gr de farinha com fermento
  • 4 gemas
  • 8 claras
  • 1 colher sopa de leite

Creme:

  • 2 colheres sopa de margarina ou manteiga
  • 2 colheres sopa farinha
  • 3 colheres sopa de açúcar
  • 3 chávenas de chá de leite
  • 1 gema
  • 1 casca de limão ou laranja
  • 1 pau de canela

DSC06300

Preparação:

Bolo:

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar aos poucos a farinha e o leite. Bater as claras em castelo e envolver suavemente na massa anterior. Untar generosamente com manteiga ou margarina uma forma redonda sem chaminé. Levar ao forno a 180º cerca de 30 minutos. Verificar se esta cozido com o palito.Retirar do forno e desenformar. O bolo “ encolhe” um pouco.

Creme:

Num tachinho derrete-se a manteiga. Retira-se do lume e dissolve-se a farinha na manteiga, de preferência com um batedor de varas para não criar grumos. Adiciona-se o leite, o açúcar , a casca de laranja ou limão e o pau de canela. Leva-se ao lume até engrossar, mexendo sempre. Quando começar a ferver, retira-se e junta-se a gema. Deixa-se arrefecer e com este creme recheia-se o interior do bolo.

DSC06308

9 comentários:

Mónica Silva disse...

Ai esse recheio tornou esse bolo numa tentação :)

Beijinho

Cidália disse...

O bolo ficou magnífico, e com abundante recheio!
Beijinhos

Ondina Maria disse...

Confesso que ficou um bolo bem bonito e apetitoso. E uma clara prova de que o simples é sempre melhor, e perfeito. Assim como é perfeita esta tua pequena homenagem à tua amiga Célia. Ao ler o texto vieram-me as lágrimas aos olhos...

Lenita disse...

A Célia deve ter razão porque está muito apetitoso o teu bolo de claras!
Aproveito para te desejar uma Páscoa Muito feliz. Bjs

O Cantinho da Sophia disse...

Este bolo está uma tentação! Adoro bolos com creme.
Beijinhos

Anónimo disse...

Amélia,

A sua homenagem correu pelo facebook onde muitos(as) eex-colegas da Célia poderam ver e retirar a receita, estou neste momento a provar o Bolo da Célia, é maravilhoso, Parabéns.

Tudo o que escreve sobre a Célia é a mais pura das veradde (para quem não a conhecia) e o que ela adorava confeccionar os bolos que aprendia com a Amélia, bolos e não só, tanto ouvimos falar dos workshop da Amélia, e infelizmente a nossa Grande Amiga não me conseguiu levar a nenhum.

Era uma adepta das novidades da Amélia.

Parabéns.

Sílvia Ribeiro

docestemperos.blogspot.com disse...

Obrigado Silvia por tão amaveis palavras. Fico feliz de ter contribuido com algo que seja saboroso para recordar a nossa querida amiga. Era isso que ela desejava, que vivessemos a vida com alegria, com sabor. Quando voltar a realizar outros workshops anunciarei aqui no blog e teria todo o gosto que participasses. Beijinho muito grande.
Amélia

Unknown disse...

Estou de volta depois destas mini-férias.
Espero que a tua Páscoa tenho sido fantástica e repleta de amor e felicidade.
Já estive a ver as tuas novas receitinhas e fiquei maravilhada...

Beijinhos

anjinho disse...

Adorei ver a homenagem que fez a sua amiga CELIA, ate me vieram as lagrimas aos olhos.... o bolo ficou magnificoooo!!!!!
tive conhecimento do seu blog atraves do programa de tv que na altura eu tava a assistir os meus parabens pelas suas receitas fantasticas