terça-feira, 17 de maio de 2011

Vai um.........Pneu?????

Um amigo com um delicioso sotaque nortenho surpreendeu-me recentemente com uma não menos deliciosa bebida. No entanto o mais surpreendente é a denominação "sui generis" atribuída à mesma : Pneu.

O porquê de se chamar Pneu fica por desvendar mas asseguro-vos que é bem aprazível e muito simples esta bebida composta de água gaseificada, açúcar, limão a que acrescentei umas folhinhas de hortelã, concedendo-lhe um aroma e sabor refrescantes, exóticos, tão propícios e adequados aos dias de calor que por ai vão povoando os nossos dias.

Um dos lemas desse meu amigo é que as coisas simples são sempre as melhores...Em boa verdade esta bebida faz juz a essa máxima!

Provem, comprovem e aprovem........!!!!!

DSC04228

Ingredientes:

1 garrafa de água gaseificada

rodelas de limão

açúcar q.b.

folhas de hortelã

gelo q.b.

DSC04229

Preparação:

Num copo alto coloca-se o açúcar e os pedacinhos de limão. Deita-se a água e completa-se com gelo e hortelã a gosto.

 

12 comentários:

Cidália disse...

Deve ser bem refrescante... vou experimentar!
Amélia, fiz as tuas bolachinhas de muesli, publiquei ontem no meu blog, são muito saborosas.
Beijinhos

Receitas para a Felicidade disse...

Olha só que bebida tão fresquinha deve ser Amélia, e achei o nome engraçado, só espero que não me dei-a para aqui um pneu a mais hehehe que desses ando a evitar...

beijinhos e obrigado por partilhares!!

De cozinha em cozinha disse...

Claro que vai um pneu, Amélia! O pneu é o meu refresco preferido. Na minha infância normalmente era feito com Águas Castelo, agora é com qualquer água gaseificada que as Castelo quase já não se encontram nos bares e cafés e pode ser servido com a rodela de limão directamente no copo em vez da casca. Com a colher vamos esmagando o limão com o açucar e depois vertemos a água fresquinha por cima. Uma delicia. A origem do nome desconheço qual seja, de qualquer modo, mesmo aqui no Norte já vai sendo dificil pedir um pneu sem um olhar esgazeado dos rapazinhos e rapariguinhas que servem nos bares e cafés, lá tenho que explicar que é água com gás com uma rodela de limão ou casca e açúcar. Modernices!
Beijinhos

Ana Powell disse...

Bem refrescante, venha um par de pneus ♥

Maria João disse...

Ai as saudades dos Pneus! Ou como eu lhe costumo chamar: uma Frize à moda do Porto! :) Nos cafés e bares é raro servirem com hortelã. Que excelente ideia relembrar os sabores e sotaques da minha terra! Obrigada por me provocares um sorriso! :)

Dona Ju disse...

Quando comecei a frenquentar mais a cidade do meu noivo aconteceu-me o mesmo. "Um pneu faz favor" eu com cara de estranha aguardei a ver o pedido, que depois se tornou um vicio nas noites quentes.

Raspas de Laranja disse...

Bebo muitas vezes, mas sem a hortelão, que não tenho à mão. :)) Sabe sempre bem.

conceicao disse...

É uma delicia.
Bjs

turbolenta disse...

Uma apetecível e refrescante bebida para os dias quentes que se avizinham. Não sou grande apreciadora de água gaseificada, mas parece-me ser a mais apropriada para este refresco.

Raquel Alabaça disse...

Aprendi a fazer com uma amiga do Norte, eles dão nomes muito engraçados :-)

Bjs

Gata disse...

Ah, nunca tinhas bebido um pneu? Não és do Norte ;)
Beijinhos

mehrlicht disse...

Pneu porque se.punha a rodela do limão a meio do copo de galão... Parecia um pneu...