O panetone é um alimento tradicional da época de Natal principalmente de Milão, no norte de Itália. Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar o seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o passar do tempo esse pão recebeu o nome de "pao di toni" ou seja o pão do toni que actualmente é chamado de panetone.
O ano passado quando estive em Milão por esta altura, verifiquei in loco que o panetone é como o bolo rei em Potugal, todas as confeitarias e pastelarias têm a sua receita especial. Por isso este ano decidi também fazer o meu panetone e devo dizer que foi uma agradável surpresa.
Experimentem e poderá ser mais uma ideia interessante para oferecer este Natal.
Ingredientes: ( 3 panetones médios ou 5/6 pequenos)
MASSA DE FERMENTAÇÃO:
- 1 chávena (chá) de água
- ½ chávena (chá) de farinha de trigo
- 80g de fermento biológico fresco (de padeiro)
INGREDIENTES PARA A MASSA PRINCIPAL:
- 1 chávena (chá) de água misturada com sumo de meia laranja
- 1 chávena (chá) de açúcar
- 8 gemas
- 1 chávena (chá) de margarina amolecida
- 1 kg de farinha de trigo
- 2 chávenas de (chá) de frutas cristalizadas e frutos secos
Preparação:
1.Prepare a massa de fermentação: Esfarele numa tigela funda o fermento biológico. Junte a farinha de trigo. . Acrescente a água morna e misture até obter uma massa de consistência rala (semelhante à massa de panquecas).
2. Cubra e deixe descansar em lugar aquecido. Nos dias frios e húmidos , aqueça o forno 5 minutos, desligue e coloque a massa, coberta com um pano, dentro do forno para crescer melhor.
3. Depois de 20 a 30 minutos, a massa dobra de volume.
4. À parte, bata a manteiga . Junte o açúcar, as gemas e a água aos poucos, sem parar de bater, até que fique uma mistura fofa e homogénea.
5. Acrescente a massa de fermentação com uma colher de pau ou espátula.
6. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo peneirada, mexendo sempre após cada adição;
7. A massa deve ser bastante amassada para ficar consistente e elástica e se despegar da tigela. Cubra e deixe repousar num lugar aquecido até dobrar de volume. Estará fofa e leve e, ao ser pressionada, ficará com a marca dos dedos.
8. Junte então as frutas cristalizadas e os frutos secos com movimentos de baixo para cima.
9. Escolha o tamanho da forma redonda que mais lhe agradar e forre-a com papel vegetal em que este tenha o dobro da altura da forma.( ver 1ª foto)
10. A massa não pode ultrapassar 2/3 da forma.Deixe levedar cerca de 30 minutos e leve ao forno a 180º nos primeiros 15 minutos. Diminua a temperatura do forno para 150ºC e coze por mais 30 minutos. Deixe arrefecer e só depois desenforme.
13 comentários:
Não gosto de frutas cristalizadas mas um panetone de frutos secos e pedacinhos de chocolate ainda vai surgir, um deste dias, na minha cozinha. Acho-os lindos :)
Que pannetone tão bonito! Já fiz por duas vezes e substitui as frutas por outras alternativas (chocolate ainda não experimentei). Também não sou a maior fã de frutas cristalizadas mas consigo antever os encantos das pêras ou das cerejas cristalizadas.
Bj e bom fim de semana*
FICOU LINDO,NUNCA COMI MAS O ASPECTO AGRADA-ME IMENSO.
BJS
Ficou perfeitissimo.
Votos de Feliz Natal ♥
Ficou lindo!! Por acaso é coisa que nunca fiz mas qualquer dia também lá calha! :)
Beijinhos doces.
Olá Amiga!
Que a paz dos anjos possa abençoar você e sua família em todos os dias do próximo ano! Feliz Natal e um Ano Novo com muita luz!
Beijinhos
Linda
Deve ter ficado muito bom. Gosto muito de panetone, mas os de compra sabem sempre ao mesmo, acho que vou experimentar a tua receita, depois conto como ficou...
Bom domingo!
Lina
este bolo fica tao bonito
e parecido com o nosso bolo sem duvida mas diferente
um dia detes tenho de tentar
beijinhos
Passei apenas para desejar um Bom Natal.
bjs
Desejo um Natal cheio de presentes e de felicidade. Bjs
Olá, Amélia,
Pelo que vi, o Natal por cá foi cheio de coisas muito saborosas e mesmo encantadoras. E o interessante é que, por coincidência, eu também fiz algumas delas, como os biscoitos natalinos e os fudges, rsrs.
Já o panetone eu até pensei em fazer, mas ainda não encontrei uma receita que resultasse em um igual aos de compra (vou levar a tua receita, pois a aparência do teu é muito apetitosa!rsrs).
Boa semana, boas entradas e um 2011muito bom!
Olá, Amélia. Fiz o panetone com a tua receita e ficou muito bom. O aspecto não ficou tão bonito como o teu, eu acho que usei uma forma muito grande, para a próxima talvez fique melhor. Muito obrigada pela partilha da receita. Desejo-te um 2011 muito feliz.
Bjos, Lina
Adoro panetone, vou experimentar esta receita.
Bjs
Enviar um comentário