domingo, 13 de junho de 2010

Quindinhos

Esta receita de quindinhos é uma das minhas receitas de sempre. Herdei-a da minha tia avó Emília que os fazia com esmero e que me maravilhava quando me convidava para lanchar no seu enorme andar de um prédio burguês da Avenida Duque D’Ávila em Lisboa. Servia o lanche na  bela sala de jantar com tectos floreados e a cheirar a cera. Na mesa punha  uma toalha e guardanapos de linho antigo que ainda guardo e guardarei com grande estima. O serviço de chá, os talheres de prata, os móveis enormes repletos de objectos intrigantes que lhe tinham deixado as patroas, duas senhoras solteiras da alta sociedade Lisboeta  nascidas  ainda em tempos da monarquia, conduziam-me a um tempo impregnado de História.
Além dos quindinhos, sobre a mesa não faltavam as deliciosas arrufadinhas da padaria da Praça do Saldanha, um pão-de-ló, um bule com chá preto e mais umas quantas iguarias que para mim, muito jovem à época,  perfaziam  um autêntico banquete.
Tenho saudades da minha tia e desses momentos repletos de cheiros e sabores agradáveis. Em sua memória, os meus quindinhos.
DSC00398
Ingredientes:
350 gr de açúcar
1.5 dl de água
200 gr de coco ralado
1 pitada de baunilha em pó
6 gemas e 6 ovos
manteiga para untar
açúcar para polvilhar
DSC00404
Preparação:
Coloque um tacho ao lume com o açúcar e a água e deixe ferver por dois minutos.Retire do lume e reserve. À parte, misture o coco ralado com a baunilha. Verta a calda anterior por cima desta mistura e mexa bem. Junte depois a gemas e os ovos e volte a mexer. Unte com manteiga e polvilhe com açúcar cerca de 12 formas pequenas, de preferência  de chaminé( mas podem ser  forminhas normais de queques) e verta dentro o preparado. Coloque-as num tabuleiro em banho-maria. Leve a cozer a 200º cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer bem. Pode  deixá-los arrefecer no frigorifico.
DSC00405
P.S. Quem  costuma seguir  este  blog já deve ter reparado que me tenho ausentado. Tudo se deve a uma fase de trabalho infernal que não me tem deixado qualquer disponibilidade para manter a regularidade que tanto prezo. Contudo as férias aproximam-se e com elas a  certeza de que  voltarei a ter tempo livre para poder  comunicar com aqueles que me visitam e para partilhar novas e interessantes receitas.

15 comentários:

Ana Abreu disse...

Que lindos, parabéns, faz-me lembrar o quindim da minha avó. Obrigado por partilhar.Saudações culinárias

R.correia disse...

tem muito bom aspecto....esta semana publiquei no meu blog um quindão......
bjs e boa semana

seruga disse...

Hmmmm, que lindos que estão!!!
bjs, e um resto de bom fim de semana!

Renata disse...

Quindins fantásticos, perfeitos, de dar água na boca!

Parabéns!

Ana disse...

Como diria a minha filha - oh! mãe que queridinhos...vou registar, para experimentar um destes dias. Parabens!

Fatima disse...

Ficaram maravilhosos, mesmo perfeitos!!!!
Beijinhos

Ana Powell disse...

Adoro estes bolinhos e já faz um tempão que não os como.
Excelentes fotos ♥

Trainee de Cozinheira disse...

Gostei da sua receita estou procurando uma para fazer, mas cada pessoa parece que tem uma receita de família, que legal isso!!!bjs
Maura

Anakoelho disse...

Hummmmm... q. trem bão sô!
Já anotei obrigada.
Boa noite ótima semana.



Ana.

Suzi disse...

Adorei!!! Mas como sou uma supergulosa costumo fazer um Quindão bem grande! Beijinhos

ameixa seca disse...

Bela homenagem. Nunca provei mas, levando ovos e coco, sei que gosto :)

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Visite também o novo site ligado ás artes: http://pt.creatiblogs.com

Se já se encontra registado no Petitchef, agradecemos a sua participação e pedimos-lhe o favor de nos ajudar a divulgar este site pelos seus amigos.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Magda Gambôa disse...

Amei a receita e resolvi fazer, só que fiquei na dúvida quanto a quantidade de água que você leva ao fogo com o açúcar.

artesanatoslapaloma.blogspot.com

b£u disse...

Parabens :)) tem receitas fabulosas e super deliciosas.. o seu blog é de 5*

Madalena Nunes disse...

Lindos... :)
Madalena Nunes