quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Pequeno almoço com doces da Conceição e panquecas de requeijão.

Um dos meus rituais favoritos de fim-de-semana é o do pequeno almoço. Gosto de acordar não muito cedo e de preparar uma refeição “glamourosa”, em jeito de pequeno almoço de hotel chic.

Ultimamente tenho tido a ajuda preciosa da minha amiga Conceição, uma expert em doces e geleias. Ela tem o dom de confeccionar doces fantásticos com todo o tipo de frutos e legumes que estejam à mão . Do doce de castanhas com pinhões, ao doce de medronho, passando pelo doce de ananás, de laranja, tutti-frutti, maçã, tomate, geleia de frutos, todos tenho a sorte de saborear,  ao pequeno almoço ou ao lanche, acompanhados de bom pão ou de panquecas de requeijão.

Não tenho a receita dos doces da Conceição pois são da sua autoria e imaginação, mas deixo-vos com as fotos que falam por si.

Deliciem-se…só com o olhar!

DSC09717

Doce de laranja, doce tutti frutti, doce de maçã com pinhões, doce de tomate.

DSC09721

Geleia de Frutos, panquecas de Requeijão

Panquecas de requeijão

Ingredientes:

250 gr de farinha de trigo com fermento

4 ovos

100 gr de açúcar

4 colheres de manteiga

metade de um requeijão ( bem esmagado, como em puré)

1 copo de leite

 

Preparação:

Mistura-se o açúcar com a farinha e o fermento.De seguida juntam-se os ovos inteiros e bate-se bem. Depois o requeijão e o leite e volta-se a bater. Por fim a manteiga derretida. Bate-se com vara de arames ou colher de pau até obter uma mistura homogénea. Unta-se uma frigideira pequena com manteiga e quando esta começar a derreter deita-se um pouco do preparado até preencher o fundo da mesma. Quando começar a solidificar vira-se com cuidado para cozinhar o outro lado. Retira-se cuidadosamente e procede-se do mesmo modo até acabar o preparado.

DSC09715

14 comentários:

Bella disse...

Mui mui lindas! A cor é deliciosa!

Bjs

Cinha disse...

Que tentação!!!!
Também adoro estes pequenos almoços!
Beijinhos grandes.

ameixa seca disse...

Que bela mesa. Adoro compotas e panquecas. Só tenho um problema, de manhã acordo sempre com fome e não me dá para fazer panquecas e estar à espera :)

Fatima disse...

Que delicioso pequeno almoço!
Também gosto muito de compotas, mas só muitoooooo de vez em quando.....pois o peso sobe logo.
Bjs

Borboleta disse...

Que pequeno almoço maravilhoso!!!

Isabelocas disse...

Que maravilha, gostei das panquecas, mas os doces devem ser deliciosos.

Marina disse...

Que maravilha de pequeno almoço! Eu é que ainda não atinei bem com as panquecas, mas lá chegarei! lol
Amélia, essa mesa está muito acolhedora!
Beijinhos!

moranguita disse...

eu adoro esse tipo de pequenos almoços
sao tao bons:-)
esta uma delicia essas panquecas

beijinhos

Elisabete disse...

Eu também gosto destes pequenos almoços masi calmos, mais completos e por normatêm lugar ao domingo, quando estamos os trê sme casa sem pressa de sair para o trabalho. É recofortante, é bom, sabe bem a partilha. Adorei os doces e adorei as panquecas. Beijocas.

Sónia Meirinho disse...

tambem adoro preparar esses pequenos almoços!! normalmente é ao domingo!!! tudo optimo!! beijos

sabor e saberes disse...

Que "ganda" pequeno almoço, está 5 estrelas.

Renata disse...

Adoro essas panquecas tipo americanas! Enriquecem qualquer café da manhã! E a Conceição parabéns pelas geléias!

Isabel disse...

Que pequeno-almoço delicioso! Não há como não ter um dia maravilhoso depois disso! Não me quer apresentar à Conceição? :D
Beijinho.

Unknown disse...

Amélia, que delícia!!!
Você é de onde? Preciso tomar um desses seus cafés da manhã!(ou pequeno almoço, como queira rsrs)

beijo!