O meu pai que tem uma horta à qual dedica parte do seu tempo de reformado, este fim de semana presenteou-me com uma enorme abóbora-menina. A abóbora é um fruto que eu acho paticularmente curioso pelo seu generoso tamanho e porque é muito versátil pois dele aproveita-se a casca, a polpa e as sementes. Em Portugal as abóboras mais utilizadas na alimentação são a abóbora menina e a abóbora gila.
No entanto a abóbora não é um fruto de origem europeia. Tal como muitos outros foi trazida na época das Descobertas já que é originária do continente americano, e era parte da base da alimentação das civilizações Asteca, Inca e Maia.
Em relação a esta receita devo dizer que são uns pãezinhos deliciosos, muito fofinhos, principalmente se forem consumidos no próprio dia. Depois ficam menos fofos mas não deixam de ser igualmente apetitosos. Eu utilizei uma parte de farinha de centeio mas se não a tiverem à mão podem substituir a quantidade indicada por farinha de trigo.
Ingredientes:
200 gr de puré de abóbora
100 gr de farinha de centeio
400 gr de farinha de trigo
sumo de 1 laranja
25 gr de fermento de padeiro
1 dl de óleo
2 dl de água morna
1 colher de chá de canela
1 colher de café de erva doce
50gr de passas
50 gr de nozes picadas
Preparação:
10 comentários:
Ai, agora que o médico me recomendou que evitasse o pão vejo este pãozinho de abóra e fico cheia de vontade de ir a correr para a cozinha!!!!
Mas vou guardar a receita para um dia destes experimentar!!!!
Bjs
Querida Amiga, que belos pãezinhos ficaram lindos mesmo, que belas mãos amiga... e sabes tb adoro tudo que leve abóbora é muito bom teres ainda pai, espero que Deus to proteja, beijinhos.
ando com vontade de fazer pãezinhos de abóbora, pois também tenho uma abóbora da minha horta à espera de ser partida.
Depois do bolo de abóbora que fiz e comi, acho abóbora gostosa! rs
Os pãezinhos estão lindinhos.
que lin do paozinho, ja marchava um sem problemas.
beijocas
Ficaram lindos! E com certeza muito gostoso, já que veio da horta do pai!!
Beijinhos
Nada como abóbora colhida da horta, orgânica e fresca.
Lindo teus pãezinhos ficaram.
Beijos
Olá!
Devem ser uma maravilha. Aproveito para desejar um feliz fim de semana e um divertido carnaval.
Beijinhos.
Linda
Associação Nacional dos Produtores de Frutos Secos e Passados está a organizar a 24ª Feira Nacional dos Frutos Aproveitamos para informar que ainda estão abertas inscrições para expositores para exploração de tasquinhas, e para os diversos concursos.
24ª Feira Nacional dos Frutos Secos
Torres Novas
3 a 11 de Outubro de 2009
É um certame com uma vertente tradicional e cultural muito forte.
Cerca de 2 centenas de expositores de Frutos Secos, Doçaria, Charcutaria, licores, vinhos, artesanato, maquinaria, Entidades oficiais, empresas, divertimentos Exteriores e tasquinhas de gastronomia Regional.
Animação de cariz tradicional, diáriamente.
Concursos de Frutos Secos, Doçaria, montras, fotografia, Moda, mostras e provas gastronómicas e de vinhos, exposições de artesanato e fotografia.
Contamos habitualmente com cerca de 50 000 visitantes.
Horário:
Dias
3,4,10 – das 11H ás 24H
5 - das 11H ás 23H
11 - das 11H ás 22H
9 - das 18H ás 24H
6,7,8 - das 18H ás 23H
Entrada: 1 € a partir dos 12 anos
Organização:
Associação Nacional dos Produtores de Frutos Secos e Passados
Largo do Paço
2350 - 428 Torres Novas
email: anpfsp@hotmail.com
Telef/fax 248 812 910
Tlm 91 810 28 21
NOTA: Para além de algumas actividades inovadoras que vos daremos conhecimento atempadamente, informamos que pretendemos levar a efeito um concurso de moda com motivos alusívos aos Frutos Secos que culminará com um desfile das peças seleccionadas, durante a Feira. Pretende-se que os frutos secos sejam motivo para criação de peças de vestuário e a peça vencedora receberá um prémio monetário.
A VISITAR!!!!!
Olá, quando vi estes pazinhos fui a correr abrir uma abóbora que estava à espera de ocasião para ser aberta. Mas a sua receita têm algumas falhas, açucar não fala na quantidade pus 50gr e ficou muito sem sabor, quanto à água se coloquei 100 foi muita e mesmo assim tive que colocar mais farinha. fiquei coom pena pois de consistência achei a massa fantastica, de sabor não fosse a falta de açucar também. solução comemos com geleia de marmelo e assim comem-se bem.
Enviar um comentário