quinta-feira, 17 de maio de 2012

“Tortilla de Patata” da Rosa

No passado fim de semana que passei em Madrid tive o prazer de almoçar com duas graciosas amigas que vivem  naquela vibrante cidade e cuja amabilidade se materializou num excelente repasto típico espanhol.

À mesa partilhamos um belíssimo  queijo manchego curado e semi-curado, o imprescindível “jamon”, salada de azeitonas com pimentos, “tortilha de patata”, cabrito no forno… Um desfilar de sabores genuínos  que me encantaram e que  viajaram comigo até aos Doces Temperos  para vos aguçar o apetite  sobre a gastronomia de “nuestros hermanos”…

DSCF2273

A tortilla de batata estava deliciosa e fiquei surpresa com a sua simplicidade. Já tinha aprendido a confeccionar tortilla aquando de um curso de cozinha que frequentei em Barcelona. No entanto esta Tortilla da Rosa pareceu-me mais aveludada e menos pesada, porque só leva batata, ovo, azeite, sal e pimenta. Não deixem de experimentar…

DSCF2276

 Ingredientes:

3 batatas médias
4 ovos
6 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) água
Sal e pimenta q.b.

 DSCF2274

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em rodelas  finas. Aqueça o azeite numa  frigideira de bordos  redondos,  anti-aderente, (não muito quente). Disponha as rodelas de batata até cobrir o fundo da frigideira, salpique com sal e pimenta a gosto.

Coloque a água e tape a frigideira. Não deixe fritar as batatas mas sim cozer.

Bata os ovos como para omelete, coloque mais um pouco de sal e pimenta a gosto. Despeje os ovos por cima das batatas, tampe a frigideira e deixe cozinhar  em lume brando.

Quando estiver dourada em baixo e cozida por cima, vire-a para  um prato raso e coloque novamente na frigideira para dourar do outro lado.

farm2_static_flickr_com_1225_1352439197_48bc37fc1c

3 comentários:

Unknown disse...

Hum...que delícia...deve ser tão bom...


Bjs

A Paixão da Isa disse...

hummm super bom a cor esta mt bonita gostei mt bjs

conceicao disse...

Uma delicia.
Bjs