sábado, 30 de outubro de 2010

Marmelada

O dia lá fora mostra o Outono com todo o seu vigor. Chove copiosamente e o vento arrasta-se pelas telhas uivando sem parar. Vagueio pela casa, volto a olhar para a janela e o céu avisa-me que a tempestade vai continuar. O quintal está repleto de folhas secas. É definitivamente Outono!

Vou até à cozinha e deparo-me com o belo cesto de marmelos que me ofereceram. Decido então que esta é a tarde perfeita para me dedicar a transformá-los numa saborosa marmelada.  O aroma dos marmelos, o açúcar amarelo, o ritual de preparação deste doce outonal ,afasta-me da melancolia do dia e oferece-me esta doce iguaria, pronta a ser barrada num bela fatia de pão ou como acompanhamento ideal de uma fatia de queijo de sabor forte.

A “minha” marmelada não é muito sólida nem muito doce. Situa-se entre o doce de marmelo e a marmelada pois gosto de a utilizar para barrar pão,panquecas, tortas etc.

DSC01809

Agora vou fazer um cházinho e recostar-me no meu sofá a ler e a comer umas fatias de pão fresco com marmelada…. 

Ingredientes:

2kg de marmelos

1 kg de açúcar amarelo

DSC01860

Preparação:

Lavar bem os marmelos e retirar os caroços (aproveitar para fazer geleia). Colocar na panela de pressão com o fundo coberto de água e levar a cozer durante 20 minutos. Triturar muito bem com a trituradora até ficar num puré fino. Juntar o açúcar e levar ao lume para apurar, mexendo regularmente. Quando passar a colher e conseguir ver o fundo da panela, retira-se do lume e deixa-se arrefecer. esta marmelada fica escura pois cozo os marmelos com casca e uso açucar amarelo. Se a quiserem mais clara devem descascar os marmelos e usar açucar branco.

DSC01857

6 comentários:

São Ribeiro disse...

FICOU COM UMA COR FANTÁSTICA.
BJS

Xana Bértolo disse...

Super apetitosa :)....

ameixa seca disse...

Uma bela cor :)

Ana Powell disse...

Wow, que cor.
Absolutamente fantástico ♥

moranguita disse...

esta ebm bonita essa cor
ja tenho o pao so falta a marmelada
beijinhos

Maria Vitamina disse...

Está muito apetitosa e foi rápida de fazer! Nunca usei panela de pressão para fazer doces, mas vou ter de experimentar um dia destes.
Bjs