No Kitab al-Wusla, um dos mais antigos e notáveis livros de cozinha medieval árabe, faz-se largo uso de amêndoas. A longa permanência dos árabes na Península Ibérica , principalmente nas regiões do sul, está na origem da introdução da amêndoa em muitas receitas até porque segundo reza a história foram os árabes que durante esse período introduziram a cultura da amendoeira. Juntando esta antiga herança com o doce de gila que era confeccionado com preceito nos vários conventos ou mosteiros e que depois se vulgarizou junto do povo, temos pois uma combinação perfeita e bastante utilizada em muitas das receitas da doçaria tradicional Portuguesa, principalmente no Alentejo.
Este bolo é também fruto dessa combinação e apesar da simplicidade da confecção apresenta aquele sabor tão especial que identifica um doce típico da nossa surpreendente doçaria.
Ingredientes:
200g de açúcar
250g de doce de gila
250g de miolo de amêndoa ralada sem casca
5 ovos
50g de farinha
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher chá de canela moída
Preparação:
Liga-se o forno a 180º C. Unta-se uma forma com manteiga e forra-se com papel de alumínio ou vegetal, que se unta com manteiga e polvilha com farinha.Misturam-se os ovos com o açúcar e bate-se durante 5 minutos.Em seguida adiciona-se a manteiga, a amêndoa ralada, o doce de gila, a farinha e a canela.Mistura-se bem e deita-se esta mistura dentro da forma. Leva-se a cozer cerca de 30 minutos ou até se verificar com um palito que está cozido.Desenforma-se quando estiver completamente frio.Pode polvilhar-se com açúcar em pó e enfeitar com fios de ovos.
6 comentários:
Abençoados Árabes que nos deixaram tanta coisa boa. Amêndoa e chila juntas combinam super bem :)
Que delicia, com esta combinação de ingredientes........ adorei.
beijos
Esse seu bolo tem uma textura que dá vontade de morder!!, bjs
Maura
ai que bom
eu sou doida por um docinho com gila:-)
beijocas
Eu cá adoro esse bolo. Adoro a textura com que fica.
bjinhos
Será que me poderia informar se a farinha a utilizar nesta receita é com ou sem fermento? Obrigada :)
Enviar um comentário