terça-feira, 17 de maio de 2011

Vai um.........Pneu?????

Um amigo com um delicioso sotaque nortenho surpreendeu-me recentemente com uma não menos deliciosa bebida. No entanto o mais surpreendente é a denominação "sui generis" atribuída à mesma : Pneu.

O porquê de se chamar Pneu fica por desvendar mas asseguro-vos que é bem aprazível e muito simples esta bebida composta de água gaseificada, açúcar, limão a que acrescentei umas folhinhas de hortelã, concedendo-lhe um aroma e sabor refrescantes, exóticos, tão propícios e adequados aos dias de calor que por ai vão povoando os nossos dias.

Um dos lemas desse meu amigo é que as coisas simples são sempre as melhores...Em boa verdade esta bebida faz juz a essa máxima!

Provem, comprovem e aprovem........!!!!!

DSC04228

Ingredientes:

1 garrafa de água gaseificada

rodelas de limão

açúcar q.b.

folhas de hortelã

gelo q.b.

DSC04229

Preparação:

Num copo alto coloca-se o açúcar e os pedacinhos de limão. Deita-se a água e completa-se com gelo e hortelã a gosto.

 

12 comentários:

  1. Deve ser bem refrescante... vou experimentar!
    Amélia, fiz as tuas bolachinhas de muesli, publiquei ontem no meu blog, são muito saborosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olha só que bebida tão fresquinha deve ser Amélia, e achei o nome engraçado, só espero que não me dei-a para aqui um pneu a mais hehehe que desses ando a evitar...

    beijinhos e obrigado por partilhares!!

    ResponderEliminar
  3. Claro que vai um pneu, Amélia! O pneu é o meu refresco preferido. Na minha infância normalmente era feito com Águas Castelo, agora é com qualquer água gaseificada que as Castelo quase já não se encontram nos bares e cafés e pode ser servido com a rodela de limão directamente no copo em vez da casca. Com a colher vamos esmagando o limão com o açucar e depois vertemos a água fresquinha por cima. Uma delicia. A origem do nome desconheço qual seja, de qualquer modo, mesmo aqui no Norte já vai sendo dificil pedir um pneu sem um olhar esgazeado dos rapazinhos e rapariguinhas que servem nos bares e cafés, lá tenho que explicar que é água com gás com uma rodela de limão ou casca e açúcar. Modernices!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bem refrescante, venha um par de pneus ♥

    ResponderEliminar
  5. Ai as saudades dos Pneus! Ou como eu lhe costumo chamar: uma Frize à moda do Porto! :) Nos cafés e bares é raro servirem com hortelã. Que excelente ideia relembrar os sabores e sotaques da minha terra! Obrigada por me provocares um sorriso! :)

    ResponderEliminar
  6. Quando comecei a frenquentar mais a cidade do meu noivo aconteceu-me o mesmo. "Um pneu faz favor" eu com cara de estranha aguardei a ver o pedido, que depois se tornou um vicio nas noites quentes.

    ResponderEliminar
  7. Bebo muitas vezes, mas sem a hortelão, que não tenho à mão. :)) Sabe sempre bem.

    ResponderEliminar
  8. Uma apetecível e refrescante bebida para os dias quentes que se avizinham. Não sou grande apreciadora de água gaseificada, mas parece-me ser a mais apropriada para este refresco.

    ResponderEliminar
  9. Aprendi a fazer com uma amiga do Norte, eles dão nomes muito engraçados :-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Ah, nunca tinhas bebido um pneu? Não és do Norte ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Pneu porque se.punha a rodela do limão a meio do copo de galão... Parecia um pneu...

    ResponderEliminar