domingo, 4 de maio de 2008

PEIXE À BRÁS

Muitas vezes para utilizar sobras de peixe cozido faço esta receita. É muito simples e tão saborosa como o bacalhau à Brás. Aconselho a utilizarem ervas aromáticas picadas pois o sabor do peixe ficará mais acentuado.
É uma daquelas receitas úteis para aqueles dias em que o tempo é escasso para cozinhar.

Ingredientes:
3 postas de peixe cozido (pescada, abrótea, maruca etc...)
6 ovos
1 pacote pequeno de batata palha
1 cebola média
2 dentes de alho
2 colheres de sopa bem cheias de ervas aromáticas (coentros, salsa, tomilho etc...)
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.


  • Preparação:
Pica-se o alho e a cebola para uma frigideira anti-aderente, cobre-se com azeite e deixa-se alourar.Limpa-se o peixe de espinhas e junta-se à cebola, cozinhando cerca de 5 min. Então adiciona-se a batata palha e mexe-se bem até ficar tudo misturado. Numa tigela batem-se os ovos com sal e pimenta e deixe-os cair em fio sobre o preparado, mexendo sempre com uma colher de pau. De seguida juntam-se as ervas aromáticas e cozinha-se até os ovos estarem a gosto. Rectifica-se o sal e a pimenta e serve-se polvilhado de salsa ou coentros.

4 comentários:

  1. Faço esta receita sempre que sobra frango assado (de compra) depois de um aniversário. Resulta bem e gasta-se o frango, vou experimentar também com sobras de peixe.

    ResponderEliminar
  2. o anónimo era eu, nem deu tempo oara por o nome, lol

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto com as ervas frescas :-)
    Adoro o bacalhau à brás e nunca pensei experimentar com mais nada. Parece-me uma boa ideia para as sobras. Se bem que nunca sobra grande coisa aqui em casa :-)

    ResponderEliminar
  4. A verdade é que eu estava procurando uma receita como esta. Obrigado, você salvou a minha vida. Eu tenho alguns restaurantes em são paulo. Eu vou cozinhar, com algumas variações. Mas a idéia parece ótima. É uma excelente combinação. A comida é saborosa e fácil de preparar. Então, amanhã eu estou começando a tentar ver como eu fico.

    ResponderEliminar