sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Panetone

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal principalmente de Milão, no norte de Itália. Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar o seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o passar do tempo esse pão recebeu o nome de "pao di toni" ou seja o pão do toni que actualmente é chamado de panetone.

DSC02254 O ano passado quando estive em Milão por esta altura, verifiquei in loco que  o panetone é como o bolo rei em Potugal, todas as confeitarias e pastelarias têm a sua receita especial. Por isso este ano decidi também fazer o meu panetone e devo dizer que foi uma agradável surpresa.

Experimentem e poderá ser mais uma ideia interessante para oferecer este Natal.

DSC02216

Ingredientes: ( 3 panetones médios ou 5/6 pequenos)

MASSA DE FERMENTAÇÃO:

- 1 chávena (chá) de água
- ½ chávena (chá) de farinha de trigo
- 80g de fermento biológico fresco (de padeiro)


INGREDIENTES PARA A MASSA PRINCIPAL:
- 1 chávena (chá) de água misturada com sumo de meia laranja
- 1 chávena (chá) de açúcar
- 8 gemas
- 1 chávena (chá) de margarina amolecida
- 1 kg de farinha de trigo
- 2 chávenas de  (chá) de frutas cristalizadas e frutos secos

 

Preparação:

1.Prepare a massa de fermentação: Esfarele numa tigela funda o fermento biológico. Junte a  farinha de trigo. . Acrescente  a água morna e misture até obter uma massa de consistência rala (semelhante à massa de panquecas).

2. Cubra   e deixe descansar em lugar  aquecido. Nos dias frios e húmidos , aqueça o forno 5 minutos, desligue e coloque a massa, coberta com um pano, dentro do forno para crescer melhor.

3. Depois de 20 a 30 minutos, a massa dobra de volume.

4. À parte, bata a manteiga . Junte o açúcar, as gemas e a água aos poucos, sem parar de bater, até que fique uma mistura fofa e homogénea.

5.  Acrescente a massa de fermentação com uma colher de pau ou espátula.

6. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo peneirada, mexendo sempre após cada adição;

7.  A massa deve ser bastante amassada para ficar consistente e elástica e se despegar da tigela. Cubra e deixe repousar num lugar aquecido até  dobrar de volume. Estará fofa e leve e, ao ser pressionada, ficará com a marca dos dedos.

8.  Junte então as frutas cristalizadas e os frutos secos com movimentos de baixo para cima.

9. Escolha o tamanho da forma redonda que mais lhe agradar e forre-a com papel vegetal  em que este tenha o dobro da altura da forma.( ver 1ª foto)

10. A massa não pode ultrapassar 2/3 da forma.Deixe levedar cerca de 30 minutos e leve ao forno a 180º nos primeiros 15 minutos. Diminua a temperatura  do forno para 150ºC e coze por mais 30 minutos. Deixe arrefecer e só depois desenforme.

DSC02232

13 comentários:

  1. Não gosto de frutas cristalizadas mas um panetone de frutos secos e pedacinhos de chocolate ainda vai surgir, um deste dias, na minha cozinha. Acho-os lindos :)

    ResponderEliminar
  2. Que pannetone tão bonito! Já fiz por duas vezes e substitui as frutas por outras alternativas (chocolate ainda não experimentei). Também não sou a maior fã de frutas cristalizadas mas consigo antever os encantos das pêras ou das cerejas cristalizadas.

    Bj e bom fim de semana*

    ResponderEliminar
  3. FICOU LINDO,NUNCA COMI MAS O ASPECTO AGRADA-ME IMENSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Ficou perfeitissimo.
    Votos de Feliz Natal ♥

    ResponderEliminar
  5. Ficou lindo!! Por acaso é coisa que nunca fiz mas qualquer dia também lá calha! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  6. Olá Amiga!
    Que a paz dos anjos possa abençoar você e sua família em todos os dias do próximo ano! Feliz Natal e um Ano Novo com muita luz!
    Beijinhos
    Linda

    ResponderEliminar
  7. Deve ter ficado muito bom. Gosto muito de panetone, mas os de compra sabem sempre ao mesmo, acho que vou experimentar a tua receita, depois conto como ficou...
    Bom domingo!
    Lina

    ResponderEliminar
  8. este bolo fica tao bonito
    e parecido com o nosso bolo sem duvida mas diferente
    um dia detes tenho de tentar
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Passei apenas para desejar um Bom Natal.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Desejo um Natal cheio de presentes e de felicidade. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá, Amélia,

    Pelo que vi, o Natal por cá foi cheio de coisas muito saborosas e mesmo encantadoras. E o interessante é que, por coincidência, eu também fiz algumas delas, como os biscoitos natalinos e os fudges, rsrs.
    Já o panetone eu até pensei em fazer, mas ainda não encontrei uma receita que resultasse em um igual aos de compra (vou levar a tua receita, pois a aparência do teu é muito apetitosa!rsrs).

    Boa semana, boas entradas e um 2011muito bom!

    ResponderEliminar
  12. Olá, Amélia. Fiz o panetone com a tua receita e ficou muito bom. O aspecto não ficou tão bonito como o teu, eu acho que usei uma forma muito grande, para a próxima talvez fique melhor. Muito obrigada pela partilha da receita. Desejo-te um 2011 muito feliz.
    Bjos, Lina

    ResponderEliminar
  13. Adoro panetone, vou experimentar esta receita.
    Bjs

    ResponderEliminar