terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bolo Conde de Alcáçovas

Este bolo é um doce tipico da doçaria tradicional portuguesa. É originário de Alcáçovas, uma encantadora vila Alentejana, que organiza anualmente uma mostra de Doçaria onde é possivel apreciar este e outros doces tradicionais portugueses. Esta receita foi-me resumidamente transmitida por uma pessoa que participava na feira e após alguma pesquisa penso que consegui confeccionar este surpreendente bolo. Tenho pena que as fotografias não tenham ficado melhor mas a azáfama de Natal não permitiu tal cuidado.
É um doce composto por um bolo pequeno que se coloca no centro de um prato e que depois se cobre com claras em castelo e que vai ao forno até alourar.Com o passar das horas as claras vão largando uma calda que ensopa o bolo tornando-o húmido.


Ingredientes
Bolo:
1oo gr de açúcar
200gr de doce de gila(mais ou menos um frasco de doce)
250 gr de amêndoa em pó
75 gr de farinha com fermento
3 ovos
4 gemas
Cobertura:
14 claras
10 colheres de sopa de açúcar


  • Preparação:


Para fazer o bolo batem-se bem os ovos com as gemas e o açúcar. Junta-se depois o doce de gila, a amêndoa em pó, a farinha e bate-se muito bem.Unta-se uma forma sem buraco, de 20 cm de diâmetro, com manteiga, forra-se o fundo com papel vegetal e volta-se a untar. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 min.
Deixa-se arrefecer e desenforma-se para um prato de barro ou outro que possa ir ao forno.
Entretanto batem-se as claras em castelo bem forte e junta-se aos poucos o açúcar. Cobre-se o bolo ás colheradas de claras dando o aspecto de pirâmide. Leva-se ao forno quente só para tostar um pouco. Deixa-se arrefecer e pode ser servido.

11 comentários:

  1. Eu desconhecia mas tem um aspecto delicioso e adoro bolos com merengue de claras :)

    ResponderEliminar
  2. Meu Deus nossa amiga agora vc me matou rssssssssss!

    ResponderEliminar
  3. Maravilha!! AH AH AH...
    Também quero!!! :P
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  4. Que interessante! As claras deixam o bolo úmido! Gostei! Não faço idéia do que vem a ser gila, se você puder me esclarecer agradeço.

    ResponderEliminar
  5. QUE BOM!adoro doçaria tradicional, não faço muito embora tenha atè um bom livro,de doçes tradicionais mas sim por falta de tempo, o teu ficou mágnifico AMÉLIA,iGUAIS VOTOS PARA TI E FAMÍLIA DE UM ANO NOVO COM PAZ, SAÚDE QUE É O PRINCIPAL, BOM FIM DE SEMANA BEIJINHOS.

    ResponderEliminar
  6. Oi Amélia, obrigada por visitar meu blog... =D
    Vim retribuir a visita, e adorei tudo o que vi por aqui... este bolo está muito lindo, com um aspecto delicioso... vou linkar teu blog, e visitá-la sempre.
    Bjo grande

    Mari

    ResponderEliminar
  7. Esse bolo é uma maravilha!! Eu sou de Alcáçovas e já comi por várias vezes, ainda não me atrevi foi a fazê-lo. Quem não conhece, experimente que vale bem a pena. A mostra de doces também vale a pena visitar.
    Parabéns pela divulgação
    Beijinhos

    Celeste

    ResponderEliminar
  8. Lamento, mas a receita original não é assim. A gila é preparada da abóbora gila e leva miolo de amêndoa. A cobertura e a preparação do bolo não são assim.

    ResponderEliminar