terça-feira, 6 de maio de 2008

BISCOITOS DE GENGIBRE

O gengibre é uma planta tropical que tem rizomas aromáticas e flores em espiga. Seca, ralada ou de conserva, é utilizada como condimento para a preparação de vários pratos e também para bolos, pães e bebidas. São disso exemplo o pão de gengibre, vinhos espumosos e o ginger ale.

Estes biscoitos que confeccionei são muito aromáticos, pois o gengibre é o ingrediente que lhes confere esse toque especial.

Ingredientes:
3 colheres de chá de gengibre em pó
150 gr de manteiga
1/4 de chávena de de caramelo liquido
meia chávena de açúcar
1 ovo
3 chávenas de farinha com fermento
1 pitada de sal fino
1 colher de chá de canela
Avelãs q.b.

  • Preparação:
Derreta a manteiga e o caramelo liquido numa caçarola. Retire do lume e junte o açúcar, o ovo e bata bem. Depois adicione a farinha, o sal o gengibre e a canela. Misture tudo muito bem até os ingredientes estarem bem ligados. Ponha no frio durante 15min. Entretanto unte bem um tabuleiro com manteiga e ligue o forno a 180 graus. Retire a massa do frio e com a mão ou com a ajuda de uma colher faça pequenas bolas e disponha no tabuleiro. Se preferir pode polvilhá-las com açucar. Depois de estarem no tabuleiro pressione-as um pouco e pode enfeitá-las com avelãs como apresento na foto. Vão ao forno até alourar.

2 comentários:

ameixa seca disse...

Precisei de vir ao Doces Temperos hoje para saber que o Ginger Ale que eu adoro beber tem gengibre. Dahhhh! O nome da bebida diz tudo... E os biscoitos têm um aspecto maravilhoso.

Luciana Macêdo disse...

Acho que nunca é tarde para agradecer uma visita não é mesmo?
Obrigado pela visita e por gostar da minha cozinha.
Passiei pela sua e gostei bastante, o cheesecake já está anotadíssimo (meu marido adora) e estes biscoitos então...gosto muito deste sabor. Eles acompanhados por um cafezinho devem fazer uma dupla de sucesso.
Bjs!