sábado, 18 de fevereiro de 2017

Éclairs au Cacao




Ingredientes da massa choux:

2,5 dl de água
75 gr. de manteiga ou margarina
3 ovos
180 gr. de farinha
uma pitada de sal
1 casca de limão

Preparação da massa choux:
Deite a água num tacho e junte a manteiga, uma pitada de sal e a casca de limão.
Leve ao lume e quando ferver, retire do calor e junte a farinha de uma só vez. Mexa de modo a obter uma bola que se despega do tacho. Deixe arrefecer durante 10 minutos.
Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. O ovo seguinte só deve ser adicionado depois do anterior estar completamente absorvido e a massa deve ficar brilhante e  leve. Unte o tabuleiro com manteiga.
Com a ajuda de um saco de pasteleiro com boquilha lisa faça tiras de massa com cerca de 12 cm de comprimento distanciadas porque crescem bastante.
Leve a cozer em forno moderadamente quente (200 °C) durante cerca de 20 minutos. Depois baixe um pouco a temperatura e deixe cozer mais 10 minutos até alourarem como mostra a foto seguinte. Deixe arrefecer.



Creme de Cacau:200g de açúcar
1 dl de água + 5 c.s de água, 50g de cacau em pó, 40g de amido de milho, 35g de manteiga
Prepare o creme Misture, num tacho, 1 dl de água com o açúcar e o cacau. Mexa e leve ao lume, mexendo sempre até ferver. Dissolva o amido em 5 c.s de água e junte ao tacho. Mexa bem até ferver novamente. Acrescente a manteiga e mexa bem. Retire do lume, deite para uma tigela, cubra com pelicula aderente e deixe arrefecer.
Cobertura de chocolate:
Derreta no microondas durante 2 minutos,  meia tablete de chocolate  para culinária com duas colheres de margarina ou manteiga, 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de natas. Retire do microondas e mexa bem com um garfo até obter uma mistura homogénea. Deixe arrefecer um pouco e cubra os éclairs.

Polvilhe com cacau em pó se quiser um éclair com espeto diferente

Sem comentários: